LARA LIZ FÁVARO

41 anos, administradora

Um ano e três meses depois de uma mamografia de rotina que estava normal, um novo exame detectou um tumor de quase três centímetros de diâmetro. Ninguém espera receber uma notícia dessas em um espaço de tempo tão curto. Mas enfrentar o câncer me deu a oportunidade de começar a enxergar a vida de um modo diferente.

Informação 

2 anos é o intervalo máximo para exames de mamografia em mulheres com mais de 50 anos, segundo o Ministério da Saúde¹. As principais sociedades médicas recomendam fazer o exame anualmente, a partir dos 40 anos².

 

Fontes:

1. INCA. Parâmetros para o rastreamento do câncer de mama. https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/parametros-prog-e-rastreamento-ca-de-mama.pdf, acessado em 27.09.2019.

2. Urban LABD, et al. Sociedade Brasileira de Mastologia e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Recomendações para o rastreamento do câncer de mama. Radiol Bras. 2017 Jul/ Ago; 50(4):244–249.

EXPOSIÇÃO ARTEMISA:
FRIDA, A CORAGEM DO PINK NO OUTUBRO ROSA
30 pacientes com câncer de mama mostram seu rosto e sua voz em uma instalação que mistura representatividade, arte e informação.
Clique nas imagens e conheça histórias inspiradoras!