ARTEMIS E A VIDA SELVAGEM

Artemis é – na mitologia grega – a deusa da vida selvagem e da caça, também da lua e da magia. Irmã gêmea de Apolo, filha de Zeus e Leto, virgem convicta e guerreira, ela é a Diana da Epopéia Romana, também chamada Artemisa. Resgatada nesta oportunidade, as mutações de Artemis e sua legião de seres diáfanos foram transplantadas para o jardim da Casa das Rosas por Marcio Scavone e Sandra Martinelli, artistas da cena brasileira.

Singela ode à vida e à natureza, as imagens expostas foram criadas a partir de retratos elaborados por Scavone, interpretados e transferidos, da pele à superfície das matérias por Sandra Martinelli, que interferiu com pintura a óleo sobre originais, num resultado transbordante de beleza botânica e ousadia – flores, cores, sutilezas, sabores herbáceos e frutxs. O resultado é um prazer para os olhos, um deleite para a alma!*

O magistral desta exibição é que os 30 modelos (29 mulheres e 1 homem) têm em comum o câncer de mama, e desperta para a prevenção e acesso à cura.

Marcio Scavone é conhecido e reconhecido como importante retratista da fotografia brasileira, com incursões do autoral ao funcional, vários livros publicados e uma galeria de retratos célebres, aqui promoveu encontros de expeiências com sessões fotográficas de alto profissionalismo – recepção, acolhimento, maquiagem e making off criados com sensibilidade, difícil foi selecionar o melhor clique, o momento decisivo.

Sandra Martinelli é criadora apaixonada, fotógrafa que virou pintora e luta como Artemis, com pincéis e cores. Trabalhou dias a fio interpretando cada um dos retratados, ouvindo histórias e pesquisando plantas, ervas, flores e frutxs para divinamente chegar a uma obra única.

Por trás de cada imagem muitxs protagonistxs, por trás de cada um/x/a história de superação, de crença nas forças da natureza (e das artes), no respeito pela vida e pela individualidade. Desde sua origem, a proposta de Igor e Fabiana Cayres era uma exposição que contribuísse na prevenção ao câncer de mama.

Do ponto de vista técnico curatorial se trata de exposição de 30 imagens digitalizadas de obras originais de Scavone e Martinelli conservadas para destinação futura. É destacável a retomada pelos artistas da fusão das técnicas e das novas mídias (sem perder a emoção, jamais!) – da pintura à fotografia, da gravura à imagem digital num circuito permante de interações.

Paulo Klein
Curador de Arte | APCA ABCA AICA

*A exposição inclui breve documentário sobre a rede de afetos, processos, a compreensão dos desafios e colaboração coletiva quando o assunto são as doenças.

Making of da exposição
Artemisa: Frida, A Coragem do Pink no Outubro Rosa
EXPOSIÇÃO ARTEMISA:
FRIDA, A CORAGEM DO PINK NO OUTUBRO ROSA
30 pacientes com câncer de mama mostram seu rosto e sua voz em uma instalação que mistura representatividade, arte e informação.
Clique nas imagens e conheça histórias inspiradoras!

FICHA TÉCNICA

Idealizadores – Fabiana e Igor CAYRES
Retratos – Marcio SCAVONE
Pinturas – Sandra MARTINELLI
Curadoria – Paulo KLEIN
Produção – Paulo FREITAS
Maquiagem e Cabelo – Michelle ACQUESTA e Elisa ROCHA
Expografia – Monica KALMAN
Estruturas – Burkhardt LEITNER
Design I – Renata Figueiredo LANZ
Design II – João BOSCO
Vídeo/Making Of – Lorenzo SCAVONE
Impressões Finearts – Espaço Visual
Comunicação – Annete MORTHY
Agenciamento – Yabá Consultoria
Realização – PERCPAN, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania